Minha jornada descobrindo e checando os IVs no Pokémon GO
Olha, quando comecei a jogar Pokémon GO lá atrás, eu nem sabia direito o que era esse tal de IV. Pra mim, Pokémon era Pokémon, pegava o que aparecia e pronto. O PC (Pontos de Combate) era o que mandava, né? Pelo menos era o que eu pensava.

Com o tempo, comecei a reparar numa coisa esquisita. Às vezes, eu tinha dois Pokémon da mesma espécie, com o PC quase igual, mas um parecia bem mais forte nas batalhas de ginásio ou reides. Ficava me perguntando: “Ué, por que esse aqui apanha mais ou bate mais forte?”. Não fazia muito sentido só pelo PC.
Foi aí que conversando com uns amigos que também jogavam, e dando umas fuçadas por aí (sem site específico, só na curiosidade mesmo), que ouvi falar dos IVs – Valores Individuais. Entendi que era tipo o “potencial escondido” do Pokémon, uns atributos de ataque, defesa e saúde que vinham de fábrica com ele.
Descobrindo como ver isso no jogo
No começo, parecia complicado. O pessoal falava de usar calculadora, uns aplicativos doidos aí. Eu fiquei meio assim, com medo de dar algum problema na conta, sabe? Mas aí, um belo dia, o próprio jogo facilitou a vida! Lançaram a função de “Avaliar”. Nossa, foi um alívio.
Meu processo pra checar é bem simples agora:

- Primeiro, eu abro a ficha do Pokémon que capturei ou choquei no ovo.
- Depois, clico naquele menu que fica no canto inferior direito (os três risquinhos).
- Aí escolho a opção “Avaliar”.
Pronto! O líder da minha equipe (no meu caso, a Candela) aparece e dá o parecer.
Entendendo a avaliação do jogo
No começo, eu só olhava as estrelinhas. Zero, uma, duas, três… e às vezes, ficava tudo vermelho e com 4 estrelas! Essas estrelas dão uma ideia geral:
- Zero ou uma estrela: Geralmente, eu já passo pra frente, transfiro pro Professor. A não ser que seja um raro ou brilhante só pra coleção mesmo.
- Duas estrelas: Hummm, depende. Se for um Pokémon que eu preciso muito e não acho melhor, às vezes guardo temporariamente.
- Três estrelas: Opa! Esses já são bons. Guardo a maioria, principalmente se as barrinhas de Ataque, Defesa e PS (saúde) estiverem bem altas.
- Quatro estrelas (fundo vermelho): Perfeito! 100%! Esses são os meus xodós. Dá uma alegria quando aparece um desses. São raros, viu? Guardo todos, claro.
Além das estrelas, tem as barrinhas que mostram o valor exato de cada atributo (Ataque, Defesa e PS), indo de 0 a 15. Quanto mais cheia a barra, melhor. O Pokémon 100% tem as três barras completamente cheias.
Minha rotina com os IVs
Hoje em dia, virou rotina. Capturo um monte de Pokémon, e depois tiro um tempo pra avaliar todos eles. Vou passando um por um. Uso a barra de busca pra filtrar, tipo digitar “3” pra ver os de três estrelas, ou “4” pra ver os perfeitos que já tenho.

Confesso que dá um trabalhão, principalmente depois de um Dia Comunitário ou evento que a gente pega centenas de Pokémon. Mas pra mim, que gosto de otimizar meus times pra reides e, às vezes, arriscar na Liga de Batalha GO, faz diferença ter Pokémon com IVs altos.
Claro, não é só isso que conta. Os ataques certos, o nível do Pokémon… tudo isso importa. Mas saber o IV me ajuda a decidir em qual Pokémon investir minha Poeira Estelar e doces, que são recursos suados, né?
Enfim, essa foi minha caminhada pra entender e usar os IVs. Comecei sem saber nada e hoje é parte da minha diversão no jogo checar o potencial de cada captura. Mas ó, sem neura também! O mais importante é continuar se divertindo e capturando todos!