Fala pessoal, vou contar como eu me toquei de pesquisar se o Brasileirão 2013 realmente foi massa ou não. Tava na minha, trocando ideia com uns parça sobre futebol antigo, e do nada um mano solta: “Aquele ano 2013 foi bão, né?”. Eu fiquei na dúvida na hora. Lembrei de uns flashes, mas nada certo. Aí pensei: hora de botar a mão na massa e vasculhar essa história direito.
Comecei fuçando os times
Primeiro, joguei na busca: “campeão brasileiro 2013”. Pra minha surpresa, não foi nenhum dos grandões tipo Flamengo ou Corinthians naquele ano. O Cruzeiro que levou a taça! E não foi por pouco não, o time descolou umas 10 vitórias seguidas ali no meio do campeonato. Foi um show! O Marcelo Oliveira, o técnico, ficou parecendo gênio. E o queixo caiu quando vi a vantagem: terminaram com 13 pontos na frente do segundo! Isso é pra acabar o campeonato com o pé na frente, não é?
Aí veio a surpresa maior
Enquanto tava vendo os resultados, reparei num time ali embaixo. O Fluminense quase rodou! Fiquei de cara. O time que tinha sido campeão em 2012 quase caiu em 2013! Terminaram em 17º, só escaparam na base do grito mesmo. Quem diria, né? Cai foi a Portuguesa e o Vasco. Vascaino amigo meu até hoje chia com isso, e tá no direito dele! Uma torcida gigante aquela ali… Foi duro.
Fui atrás das artilharias também
- Éderson – O artilheiro do cruzeiro: Marcou 10 vezes e ajudou pacas o time a ser campeão.
- Walter – Forte no Goiás: Embaixador da bola, fez 15 gols, impressionante pra um time mais simples. Foi o goleador do campeonato.
- Hernane – O bruxo do Fla: Fez 15 também. Esse cara era a esperança do Mengão toda vez que entrava em campo.
Tinha outros monstros ainda, como o Éverton Ribeiro que foi o craque do campeonato, e o Fábio lá na zaga do Cruzeiro que parecia um muro.
Faltava sentir o clima
Só números não contam tudo. Aí eu fui fuçar em fórum antigo, vídeo de jornal da época… Peguei as tretas! Lembrei daquele jogo do Botafogo contra o Vitória onde o Wagner disparou um foguete logo no começo. Juiz deu o gol, mas todo mundo sabe que foi roubo, até os jogadores assumiram depois. Foi o maior escândalo! E aquele time do Atlético-PR? Os caras foram até a semifinal da Libertadores e isso bagunçou tudo no Brasileirão, né?
Agora, meu veredito final
Cara, depois de cavar tudo… Foi do caramba sim! A superioridade do Cruzeiro foi história pra contar. O susto do Flu, queda do Vasco… Artilharia compartilhada em tempos de poucos gols, surpresa do Goiás… Essas coisas marcam. É daqueles campeonatos que tu não esquece fácil. Pra mim, pesquisar isso foi como relembrar um filme bom. Foi legal demais. E aí, o que você acha? Comenta aí embaixo!
