22 C
São Paulo
星期五, 2 5 月, 2025

Como preparar o chá de maracujá perfeito em casa? Siga este passo a passo muito fácil.

Últimas notícias esportivasComo preparar o chá de maracujá perfeito em casa? Siga este passo a passo muito fácil.

E aí, pessoal! Hoje vim compartilhar uma coisa que faço direto aqui em casa, principalmente naqueles dias que a cabeça tá a mil: o meu chá de maracujá. Não tem muito segredo não, é mais o jeitinho de fazer que aprendi e gosto.

Como preparar o chá de maracujá perfeito em casa? Siga este passo a passo muito fácil.

Começando a Preparação

Primeiro de tudo, eu pego uns maracujás. Gosto daqueles que já estão com a casca meio enrugada, sabe? Parece que ficam mais docinhos e com mais polpa. Lavo bem eles por fora, claro.

Depois, corto os maracujás ao meio. Cuidado nessa hora pra não voar suco pra todo lado! Com uma colher, eu raspo toda a polpa com as sementes pra dentro de uma panela pequena. Eu costumo usar uns dois ou três maracujás, dependendo do tamanho, pra mais ou menos um litro de água.

A Hora de Fazer o Chá Mesmo

Aí eu coloco a água na panela junto com a polpa. Levo pro fogo. Assim que começa a ferver, eu abaixo o fogo e deixo cozinhando bem devagarinho. Não deixo muito tempo não, uns 5 a 10 minutinhos no máximo, só pra água pegar bem o gosto e o cheiro do maracujá.

  • Colocar a polpa na panela.
  • Adicionar a água (mais ou menos 1 litro pra 2-3 maracujás).
  • Levar ao fogo até ferver.
  • Abaixar o fogo e deixar por uns 5-10 minutos.

Enquanto tá lá no fogo baixo, a cozinha já começa a ficar com aquele cheirinho bom, que já vai acalmando a gente.

Finalizando e Tomando o Chá

Passado esse tempo, eu desligo o fogo. Gosto de esperar amornar um pouco antes de coar, pra não me queimar e também porque acho que o sabor fica melhor. Pego uma peneira, daquelas mais fininhas se tiver, e passo o líquido pra uma jarra ou direto pra xícara.

Como preparar o chá de maracujá perfeito em casa? Siga este passo a passo muito fácil.

Importante: Eu coo pra tirar as sementes, porque não gosto delas no chá, mas tem gente que deixa algumas. Vai do gosto de cada um.

Normalmente eu tomo ele assim mesmo, natural. Mas às vezes, se o maracujá estava meio azedo, coloco uma colherzinha de mel pra adoçar. Açúcar também serve, mas eu prefiro mel.

E pronto! É só sentar com a xícara na mão e relaxar. Pra mim, esse chá funciona muito bem pra dar uma desacelerada no fim do dia. É simples, natural e o processo todo de fazer já é uma terapia. Façam aí e depois me contem!

Confira nossos outros conteúdos

Ver outras tags:

Artigos mais populares