Beleza, pessoal! Hoje vou compartilhar com vocês sobre uma parada que comecei a fazer agora para 2024: um “contrato de amizade”. Pode parecer meio bobo, mas me ajudou a colocar as coisas em perspectiva e a fortalecer minhas amizades.

Tudo começou quando percebi que andava meio desligado dos meus amigos. Sabe como é, a vida adulta te engole, trabalho, contas, responsabilidades… E as amizades acabam ficando em segundo plano. Daí pensei: “Preciso dar um jeito nisso!”.
Primeiro, sentei e pensei no que realmente importa em uma amizade pra mim. Anotei tudo: estar presente, ouvir, dar apoio, ser sincero, ter momentos de lazer juntos… Uma lista gigante!
- Depois, escolhi uns 3 amigos mais próximos para começar.
- Chamei cada um para um café (virtual ou presencial, dependendo da correria).
- Expliquei a ideia do “contrato”.
A reação foi engraçada! No começo, acharam meio estranho, tipo “Que loucura é essa?”. Mas, quando expliquei o porquê, a galera topou na hora. Afinal, quem não quer ter amigos mais presentes e comprometidos?
O “contrato” em si é bem simples. Basicamente, cada um diz o que espera da amizade, o que pode oferecer e como pretende manter a conexão. Tipo um combinado mesmo.
Por exemplo, com um amigo, combinamos de fazer um almoço juntos pelo menos uma vez por mês, sem desculpas. Com outro, ficou combinado de ligarmos um para o outro toda semana para colocar o papo em dia. E com um terceiro, de jogarmos online juntos aos finais de semana.
E qual o resultado disso tudo?
Cara, impressionante! A qualidade dos meus relacionamentos melhorou MUITO. Parece que ter isso “no papel” (mesmo que seja um papel imaginário) te deixa mais focado e comprometido.
Claro que não é perfeito. Às vezes a gente falha, esquece, mas o importante é lembrar do “contrato” e tentar cumprir.
Eu sei que pode parecer meio doido, mas sugiro que experimentem! Façam um “contrato de amizade” com seus amigos, vejam o que acontece. De repente, você descobre uma nova forma de fortalecer os laços e de ter amigos ainda mais presentes na sua vida.
E aí, curtiram a ideia? Me contem nos comentários se vocês topariam fazer um “contrato de amizade” e o que vocês colocariam nele!