Bom, ontem eu estava de bobeira depois de assistir aquele clássico pegado entre São Paulo e Flamengo. Sabe como é, né? O jogo acaba e a gente fica remoendo os lances, pensando em quem jogou bem, quem deixou a desejar. Aí me bateu a curiosidade: como será que a galera especializada e outros torcedores avaliaram os jogadores? Decidi ir atrás dessas classificações dos jogadores de São Paulo Futebol Clube x Flamengo.

Primeira coisa que fiz foi pegar o celular e o computador. Comecei a abrir vários portais de esporte, aqueles mais conhecidos, sabe? Também dei uma olhada em alguns aplicativos que costumam dar notas depois das partidas. A ideia era ter uma visão geral, não ficar só na minha opinião ou na do comentarista da TV.
A busca pelas notas
Olha, vou te falar que não foi tão simples quanto eu imaginava. Cada site, cada blog, cada comentarista parecia ter visto um jogo diferente! As notas variavam bastante. Tinha jogador que num lugar era craque da partida, no outro mal recebia nota 6. Isso tanto pro lado do São Paulo Futebol Clube quanto pro lado do Flamengo.
Percebi que precisava filtrar um pouco. Foquei nuns 3 ou 4 veículos que geralmente acompanho e confio mais. Mesmo assim, as diferenças existiam. Por exemplo:
- Vi um site dando uma nota altíssima pra um atacante do São Paulo, falando que ele decidiu o jogo.
- Em outro lugar, esse mesmo atacante levou uma nota mediana, dizendo que ele foi esforçado, mas pouco efetivo.
- Com os jogadores do Flamengo, a mesma coisa. Um meio-campista era elogiado pela entrega em um portal, mas criticado pelos passes errados em outro.
Juntando as peças
O que eu fiz, então? Tentei fazer uma média mental, sabe? Peguei as avaliações desses lugares que escolhi e tentei achar um consenso. Quem foi mais constante nas boas notas? Quem foi mais criticado de forma geral?
Deu pra ter uma ideia melhor assim. Consegui ver quais jogadores foram mais unanimidade, tanto positiva quanto negativamente. Claro que sempre tem aquele jogador que divide opiniões, faz parte. No fim, vi que pro São Paulo Futebol Clube, a defesa teve lá seus altos e baixos nas avaliações, enquanto no Flamengo, alguns destaques individuais foram mais reconhecidos, mas o coletivo gerou debates nas notas.

Foi um exercício interessante, mais pela curiosidade mesmo. Deu pra ver como a percepção sobre o desempenho de um jogador pode mudar dependendo de quem analisa. Gastei um tempinho ali navegando e comparando, mas valeu pra ter mais assunto na roda de conversa com os amigos depois.
No final das contas, essas classificações dos jogadores são legais pra gente ter uma referência, mas o que vale mesmo é o que a gente viu em campo e a nossa própria análise, né? Mas que é divertido comparar, isso é.