Olá, pessoal! Hoje vou compartilhar com vocês uma saga que foi construir a quadra de vôlei aqui em casa. Sempre curti jogar vôlei, mas a preguiça de ir até a quadra do bairro era maior. Então, decidi: “Vou ter minha própria quadra!”.

Planejando o Espaço
Primeiro, escolhi o local. Tinha um espaço bom no fundo do quintal, mas estava cheio de entulho. Comecei limpando tudo, tirei um monte de tralha, pedras e até um pneu velho que nem sei como foi parar lá. Depois de tudo limpo, chamei um amigo que entende de construção para me ajudar a nivelar o terreno. Usamos uma mangueira com água para fazer isso, bem na gambiarra, mas funcionou!
Medindo e Marcando
Com o terreno pronto, peguei as medidas oficiais de uma quadra de vôlei. Anotei tudo num papel: 18 metros de comprimento por 9 metros de largura. Aí começou a parte divertida: marcar o chão! Usei uma trena, barbante e cal para fazer as linhas. Confesso que deu um trabalhão, a gente media, remendia, esticava o barbante… Mas, no fim, as linhas ficaram retinhas!
A Rede e os Postes
A rede foi um capítulo à parte. Comprei uma pronta, mas os postes… ah, os postes! Queria algo resistente, então optei por canos de PVC mais grossos. Cavei dois buracos bem fundos, coloquei os canos e joguei um monte de concreto em volta para firmar. Esperei uns dias para secar bem, e aí sim prendi a rede. Ficou show!
O Toque Final
Para finalizar, joguei uma camada de areia por cima de tudo. Espalhei bem com um rastelo, molhei para assentar e pronto! Minha quadra de vôlei estava pronta para o jogo. Chamei a galera para inaugurar e foi só alegria. Agora, jogo vôlei sempre que quero, sem sair de casa!
Resumindo a aventura:

- Limpei e nivelei o terreno.
- Marquei as linhas com as medidas oficiais.
- Instalei os postes e a rede.
- Coloquei areia para finalizar.
E aí, curtiram a minha saga? Se animaram para construir a de vocês? Se tiverem alguma dúvida, podem perguntar! 😉