Tava aqui pensando em falar da lenda Fausto Gresini, sabe? Aconteceu uma parada que me deixou bolado. Um amigo mais novo, piloto de carteirinha, me perguntou: “Mano, quem foi esse tal de Fausto? Nunca ouvi falar!” Fiquei chocado. Como um fã de MotoGP não conhece esse mito? Daí decidi pesquisar a fundo pra entender tudo e botar no meu blog.

Tá, Mas Por Onde Eu Comecei?
Primeiro, fui direto nos vídeos antigos do YouTube. Coloquei “Fausto Gresini corridas anos 80” e dei play. Os vídeos eram ruins, qualidade péssima, mas dava pra ver o cara mandando ver nas pistas. Ele pilotava aquelas motos Garelli de 125cc. Parecia que a moto grudava no asfalto, muito suave!
- Assisti corrida por corrida, anotando os anos que ele ganhou
- Fiquei vidrado na forma como ele encarava as curvas, técnica insana
- Anotei os adversários que ele batia sempre, tipo Ángel Nieto
Mas aí me liguei: só ver corrida não mostra a história toda do homem. Tinha que achar notícia de jornal, biografia, essas coisas. Tentei buscar artigos, mas a maioria era em italiano. Quase joguei o teclado pela janela de raiva!
Achando as Pérolas Escondidas
Depois de tomar um café pra acalmar, lembrei que meu primo tem uma revista velha sobre motovelocidade. Liguei pra ele na hora: “E aí, tem material do Fausto Gresini?”. Deu sorte! Ele achou uma edição de 1987 com uma entrevista foda. Na corrida pra digitalizar, o scanner travou duas vezes. Quase desisti, juro!
- Fiquei decifrando as páginas amareladas, letrinha miúda
- Descobri que ele venceu o mundial em 1985 e 1987, feito do caramba
- Achei um trecho onde ele falou: “Não sou só piloto, sou mecânico da minha própria moto.” Isso explica muito!
Mas ainda faltava saber como ele virou chefe de equipe. Cadê essa parte da história? Mergulhei em fóruns gringos, passando horas fuçando depoimentos de fãs velhos. Um senhor italiano contou que Fausto montou a Gresini Racing com as tripas quando parou de correr.
Fechando o Quebra-Cabeça
Depois de dias caçando informação, juntei tudo. O cara foi lendário em três tempos:

- Como piloto monstro, campeão mundial
- Como chefe de equipe que revelou talentos como Marco Simoncelli
- Como guerreiro, lutando contra o maldito covid até o fim
O que mais me marcou? Descobrir que ele ganhou um GP logo depois de quebrar a PERNA! Mal saiu do hospital e voltou pra pista. Isso que é amor pela velocidade! Terminei o texto com um nó na garganta. Esse cara merece mais reconhecimento, sério. Fica a dica pra quem acha que MotoGP é só Rossi ou Marquez. As lendas antigas construíram esse esporte!