Fala galera, beleza? Hoje eu resolvi compartilhar com vocês uma saga que eu tive pra organizar um material sobre “Grandes Lutas pelo Cinturão Mundial”. Deu um trabalhão, mas no fim das contas, ficou show!

A Ideia Inicial
Tudo começou quando eu estava assistindo umas lutas antigas e pensei: “Caramba, seria massa ter um compilado com as lutas mais épicas de todos os tempos!”. A ideia era simples, mas eu não imaginava o trampo que ia dar.
O Começo da Saga
Primeiro, comecei a fazer uma lista no meu caderninho velho de guerra. Fui anotando tudo que vinha na cabeça, nomes de lutadores, eventos, datas… Uma bagunça total! Depois, passei pro computador, criando uma planilha no Excel. Já deu uma organizada, mas ainda tava longe do ideal.
- Pesquisar: Mergulhei fundo na internet, fóruns, sites especializados, tudo que vocês imaginarem.
- Selecionar: Com a lista gigante, comecei a filtrar as lutas que realmente foram históricas, aquelas que fizeram a galera vibrar.
- Organizar: Separei tudo por categorias, peso, organização (tipo UFC, Pride, etc.), e ano.
Os Perrengues
Achar informação confiável foi o maior desafio. Tinha muita coisa desencontrada, datas erradas, nomes trocados… Pensei em desistir várias vezes, confesso. Mas a teimosia falou mais alto!
Outra coisa chata foi decidir quais lutas entrariam. Tanta luta boa, que ficava difícil escolher. Acabei criando uma seção de “menções honrosas” pra não deixar ninguém de fora (ou quase ninguém, né?).
A Luz no Fim do Túnel
Depois de muito suor e café, consegui finalizar a lista principal. A sensação de dever cumprido foi ótima! Mas ainda faltava algo… Decidi então adicionar um resumo de cada luta, com os momentos mais importantes, pra quem não conhecia a história poder se situar.

O Resultado Final
No fim, montei um documentão, com tudo organizado, separado por categorias, com resumos e até algumas imagens que consegui garimpar. Ficou tipo uma enciclopédia das grandes lutas! Ainda não sei o que vou fazer com isso, talvez um blog, um e-book, sei lá… O importante é que tá pronto e eu tô orgulhoso do resultado!
É isso, galera! Espero que tenham curtido essa minha saga. Se tiverem alguma sugestão do que fazer com esse material, deixem aí nos comentários. Valeu!