Fala, galera! Hoje resolvi compartilhar com vocês uma saga que foi classificar os jogadores do jogo entre Flamengo e Santos. Sabe quando você quer ter uma ideia mais clara de quem mandou bem e quem deixou a desejar? Então, foi isso que me motivou.

Primeiros Passos e Planilhas
Primeiro, peguei meu caderninho e comecei a anotar os nomes dos jogadores que eu lembrava de cabeça. Depois, fui atrás das escalações oficiais, claro. Abri o site do Globo Esporte e lá estavam todos os nomes, bonitinhos.
Com a lista completa em mãos, abri o Excel (podia ser o Google Sheets também, tanto faz) e comecei a montar uma planilha simples. Coloquei colunas para o nome do jogador, posição, e as notas que eu ia dar.
Assistindo ao Jogo (De Novo!)
A parte mais chata (ou divertida, dependendo do ponto de vista) foi rever o jogo. Fui assistindo com calma, prestando atenção em cada jogador. Peguei meu caderninho de novo e fui anotando lances importantes, tipo: “Gerson perdeu a bola no meio-campo”, “Gabigol fez um golaço”, “João Paulo salvou o Santos”.
Dando as Notas (A Parte Polêmica)
Com todas as anotações feitas, voltei pra planilha. Aí começou a parte subjetiva, né? Dar nota é sempre complicado. Tentei ser o mais justo possível, mas sei que cada um tem sua opinião.
- Critérios: Levei em consideração passes certos, desarmes, gols, assistências, defesas (no caso dos goleiros), e claro, os erros.
- Notas: Fui dando notas de 0 a 10, sendo 5 a média. Acima disso, o jogador foi bem, abaixo, deixou a desejar.
Organizando e Finalizando
Depois de dar as notas pra todo mundo, organizei a planilha por ordem decrescente de nota. Assim, ficou fácil ver quem foram os melhores e os piores da partida, na minha humilde opinião.

No fim, tive uma visão geral do desempenho individual de cada jogador. Deu um trabalhinho, mas foi legal pra entender melhor o jogo e ter uma base pra discussões com a galera.
E aí, o que acharam? Já fizeram algo parecido? Compartilhem suas experiências!