23 C
São Paulo
星期五, 2 5 月, 2025

Lista atualizada: Os maiores campeões da MotoGP que você precisa conhecer.

AutomobilismoLista atualizada: Os maiores campeões da MotoGP que você precisa conhecer.

Olha, esses dias eu tava aqui pensando, sabe? A gente acompanha as corridas da MotoGP, aquela adrenalina toda, os pilotos mandando ver na pista… Aí me bateu a curiosidade: quem são os caras que mais levaram o título pra casa? Os verdadeiros chefões da motovelocidade?

Lista atualizada: Os maiores campeões da MotoGP que você precisa conhecer.

Então, resolvi dar uma pesquisada nisso. Não sou nenhum especialista, longe disso, mas gosto de entender um pouco da história das coisas que curto. Peguei meu tempo livre aqui e comecei a fuçar.

Primeira coisa que fiz foi jogar no buscador, né? O básico. “Maiores campeões MotoGP”, algo assim. Logo de cara, vi que não era uma resposta tão simples. Tinha uns nomes que se repetiam bastante, mas a contagem, as épocas, tudo isso parecia importante.

Vi que a categoria principal nem sempre se chamou MotoGP. Antes, tinha as famosas 500cc, que eram o topo. Então, percebi que precisava considerar isso na minha “investigação” caseira.

Comecei a anotar os nomes que mais apareciam e a quantidade de títulos que cada um tinha na categoria principal (MotoGP/500cc) e também no geral, contando as categorias menores (tipo 350cc, 250cc, 125cc). Gosto de fazer assim, meio manual, pra fixar melhor, sabe? Peguei um caderno velho aqui e fui listando.

O primeiro nome que saltou aos olhos foi Giacomo Agostini.

Esse italiano, pelo que vi, é tipo uma lenda das antigas. O cara tem título pra caramba! Fiquei impressionado. Anotei aqui: 15 títulos mundiais no total. É muita coisa! Sendo que 8 foram na categoria principal (500cc). Pelo jeito, ele dominou geral na época dele.

Lista atualizada: Os maiores campeões da MotoGP que você precisa conhecer.

Depois, claro, Valentino Rossi.

Esse aí dispensa apresentações pra quem curte um pouco de moto, né? O “Doutor”. Outro italiano. Carismático demais, marcou uma geração inteira. Na minha anotação, coloquei 9 títulos mundiais, somando todas as categorias. Sete deles foram na classe rainha (MotoGP/500cc). O impressionante do Rossi, pra mim, foi o tempo que ele conseguiu se manter lá no topo, brigando de igual pra igual.

Aí veio Marc Márquez.

Mais recente, né? O espanhol que chegou atropelando todo mundo. Muito agressivo na pilotagem, rápido demais. Marquei aqui pra ele 8 títulos mundiais no total, com 6 na MotoGP. Dominou por uns anos aí de forma impressionante antes de começar a ter aqueles problemas com lesão.

Outros gigantes que apareceram na minha busca

Claro que a lista não para por aí. Fui vendo outros nomes muito importantes que não dava pra ignorar. O australiano Mick Doohan, por exemplo, com seus 5 títulos seguidos nas 500cc. Uma era de domínio total dele.

Também anotei o Ángel Nieto, um espanhol que era o rei das categorias menores, 125cc e 50cc. Somei aqui e deu 13 títulos pra ele (ele até brincava que eram 12+1 por superstição). Impressionante também!

Tinha outros nomes como Mike Hailwood, John Surtees (que foi campeão de moto E de Fórmula 1, olha que doideira!), Eddie Lawson, Kenny Roberts… Enfim, uma galera muito fera.

Lista atualizada: Os maiores campeões da MotoGP que você precisa conhecer.

Foi legal fazer essa “pesquisa” por conta própria. Deu pra organizar as ideias e entender melhor quem foram os caras que realmente fizeram história na MotoGP. Não foi nada muito profundo, só o básico mesmo, mas já deu pra ter uma noção bem melhor. Agora, quando for ver as corridas ou ler notícias, já vou ter um contexto diferente na cabeça. Foi um bom passatempo aqui.

Confira nossos outros conteúdos

Ver outras tags:

Artigos mais populares