Olá pessoal! Hoje vou compartilhar com vocês uma experiência prática que tive: medir uma quadra de vôlei. Pode parecer simples, mas tem alguns detalhes que fazem a diferença. Vamos lá!

Preparando o Material
Primeiro, separei todo o material que ia precisar. Peguei uma trena longa, daquelas de 50 metros, porque as curtinhas não iam dar conta do recado. Além da trena, levei uma caderneta e uma caneta pra anotar tudo, e uns giz de cera pra marcar o chão (depois sai fácil com água).
Começando a Medição
Chegando na quadra, comecei esticando a trena por uma das linhas laterais. É importante que a trena fique bem reta, senão a medida sai errada. Pedi ajuda pra um amigo segurar a ponta da trena no começo da linha, enquanto eu ia esticando até o outro lado. Marquei com o giz onde deu os 18 metros, que é o comprimento oficial da quadra.
- Comprimento: 18 metros
Depois, fiz a mesma coisa com a largura. Estiquei a trena de um lado ao outro da quadra, bem na linha de fundo. Marquei com giz onde deu os 9 metros. Moleza!
- Largura: 9 metros
Medindo a Rede e a Área de Ataque
Aí veio a parte da rede. Medi a altura da rede no centro da quadra, que tem que ter 2,43 metros para o masculino e 2,24 metros para o feminino. Usei a trena de novo, claro.
Depois, precisei medir a área de ataque. A linha de ataque fica a 3 metros da linha central (a da rede), em cada lado da quadra. Marquei de novo com o giz, pra ficar bem visível.

Conferindo as Diagonais (Opcional)
Pra garantir que a quadra estava realmente retangular, medi as diagonais. Essa parte é opcional, mas eu gosto de fazer pra ter certeza. Estiquei a trena de um canto da quadra até o canto oposto, e depois fiz o mesmo com os outros dois cantos. As duas medidas têm que ser iguais! Se não forem, tem alguma coisa torta.
Anotando Tudo
Enquanto ia medindo, anotava tudo na caderneta. É importante anotar cada medida, pra não se perder e pra poder conferir depois se precisar.
E foi isso! Medir a quadra de vôlei não é tão complicado quanto parece. Com uma boa trena, um pouco de paciência e ajuda de um amigo, dá pra fazer rapidinho. Espero que esse meu relato ajude vocês na próxima vez que precisarem fazer isso!