Fala galera, hoje vou contar como quase enlouqueci tentando melhorar meus modelos de capelo e o que finalmente deu certo. Quando comecei, parecia coisa simples, mas olha só o sufoco que passei.

Tentativa Errada Atrás de Tentativa Errada
Primeiro peguei o modelinho velho que tava aqui encostado. Pensei: “vou só ajustar um pouquinho aqui”. Abri uma gaveta cheia de tralha de costura, enfiei a mão e furada dedo numa agulha esquecida. Sangue pra todo lado. Ódio.
Daí recortei um tecido novo achando que ia resolver. Cortei tudo torto, ficou parecendo mapa da Bahia. Joguei no lixo e xinguei a tesoura velha. Fui comprar outro tecido – cara pra cacete – e o vendedor falou um monte de termo técnico que nem entendi. Só balançei a cabeça e disse “sim senhor”.
A Descoberta por Acidente
Até que um dia tava vendo TV e vi uma moça usando um capelo diferente. Prestei atenção como ele caía. Foi quando percebi: o problema não era o tecido, mas como eu tava moldando a estrutura!
- Experimentei dobrar o aro interno em 45 graus
- Coloquei um pedaço de esponja velha de lavar louça entre as camadas
- ApertEI a costura só nas pontas, não no meio
Nossa senhora! O capelo simplesmente parou de ficar caído como mingau. Até brilhou melhor com a luz! Mostrei pra minha vizinha e ela não acreditou que era o mesmo modelo velho.
Moral da História
As coisas mais idiotas funcionam melhor que as dicas complicadas. Agora sempre faço assim:

- Uso arame de varinha de pipa que custa dois reais
- Corto tecido de cortina velha mesmo
- Coloco a tal da esponja de lavar louça que ia pro lixo
Resultado? Capelo que fica firme o dia todo e todo mundo me pergunta onde comprei. Nunca conto o segredo da esponja, hein? Guardem essa dica!