Então, essa história de programação e MotoGP… Sabe como é, né? Eu vivia perdendo as corridas, ou pior, achava que era um horário e quando ia ver, já tinha acabado ou nem tinha começado. Uma bagunça total com esses fusos horários malucos.
Aí pensei: “Ah, vou fazer um programinha simples pra pegar os horários certinho, colocar tudo no meu fuso.” Moleza, né? Que nada!
Minha saga tentando organizar a MotoGP
Primeiro, fui atrás de um site pra pegar as datas. Achei uns lá, beleza. Comecei a tentar fazer um script pra buscar as informações. Na primeira semana, funcionou que foi uma beleza. Já me senti o próprio hacker.
Aí começou o inferno.
Toda hora mudavam o site! Cada corrida era um layout diferente, uma tabela nova. Meu script quebrava direto. Tinha que ficar ajustando toda semana. Que raiva que dava. Parecia que faziam de propósito.
- Semana 1: Tabela bonitinha, fácil de pegar.
- Semana 2: Mudaram tudo pra umas ‘divs’ sem padrão nenhum.
- Semana 3: Colocaram um negócio em JavaScript que carregava depois. Aí ferrou.
E o pior nem era isso. O pior era acertar a maldita hora. Tinha hora do local da corrida, hora de Portugal, hora de não sei onde… E eu aqui no Brasil. Tentar converter aquilo tudo era um nó na cabeça. Meu código ficava gigante só pra tentar adivinhar a hora certa. Várias vezes marquei errado e perdi a largada do mesmo jeito.

Por que eu insisti nisso?
Na época, eu tava meio à toa, tinha saído de um trampo que me consumia e resolvi que ia aprender umas coisas novas, fazer uns projetinhos. Pensei que isso da MotoGP ia ser um desafio legal, útil pra mim e talvez pra uns amigos que sempre perguntavam também. Mal sabia eu a dor de cabeça que ia arrumar.
A gente acha que tecnologia resolve tudo fácil, né? Mas aí você vai fazer e vê que o buraco é mais embaixo. Tentei ver se tinha alguma API oficial, algum jeito mais ‘profissional’. Tinha, mas ou era pago, ou tinha que preencher um formulário maior que a minha paciência. Desisti na hora.
No fim das contas, sabe o que eu fiz?
Depois de semanas brigando com código, com site instável, com fuso horário… Mandei tudo pro espaço. Criei um alerta no Google Calendar e pronto. Manual mesmo. Levou 5 minutos.
Às vezes a gente inventa moda demais com programação pra coisa simples. Foi uma lição. Gastei um tempão pra acabar fazendo o óbvio. Mas pelo menos agora não perco mais as corridas… geralmente.
