Olha, falar dos jogos do SPFC pra mim é voltar no tempo, sabe? Não é só o jogo em si, é toda a trabalheira, a correria que era (e às vezes ainda é) pra conseguir acompanhar o nosso Tricolor.

Lá no Começo, Rádio e Reza Brava
Eu comecei moleque, lá nos anos 80/90. TV a cores era artigo de luxo, e nem todo jogo passava. O que salvava era o radinho de pilha. Meu pai ligava, ficava aquela chiadeira, e a gente grudado, tentando entender o que o narrador tava gritando. Era sofrido, cara! Perdia gol, não entendia a jogada, mas a imaginação voava. Era pura emoção no grito! A gente se juntava na sala, ou na varanda, só na expectativa. Não tinha replay, não tinha comentarista chato toda hora. Era o jogo e a nossa torcida.
A Era da TV e a Luta pela Antena
Depois veio a melhora, né? TV foi ficando mais comum. Mas ainda assim, não era fácil. Jogo quarta à noite? Tinha que torcer pra Globo ou a Band passar. Fim de semana era um pouco melhor, mas dependia da tabela. Lembro da gente mexendo na antena parabólica (quem lembra disso?) pra pegar um sinal melhor, às vezes de outro estado, só pra ver o São Paulo jogar. Dava um trabalho danado, subia no telhado, girava pra lá, girava pra cá… e quando pegava o jogo, era uma festa!
Internet? Que Sofrimento!
Aí chegou a internet. No começo, era discada! Esquece assistir jogo. Mal dava pra ver o placar online naqueles sites lentos. Depois veio a banda larga… ah, que maravilha! Só que não. Os primeiros streamings eram horríveis. Travava toda hora, a imagem parecia um monte de bloco de montar, e caía bem na hora do gol. Era um teste de paciência! Fiquei horas e horas fuçando em site esquisito, instalando programa que nem sabia o que era, só na esperança de achar um link que funcionasse minimamente. Era uma caça ao tesouro toda semana de jogo.
Hoje em Dia: Mil Assinaturas e Confusão
Agora tá tudo “fácil”, né? Entre aspas. Tem streaming pra tudo quanto é lado. Mas aí começou outra saga:
- Um jogo passa no Premiere.
- Outro tá na ESPN/Star+.
- Aí tem jogo que só passa na CazéTV.
- De repente, a Conmebol TV inventa de passar um jogo específico.
- Sem falar nos que vão pra TV aberta ainda, ou sei lá onde mais.
Cara, é uma loucura! Pra acompanhar o SPFC em todas as competições, você tem que assinar uns 3, 4 serviços diferentes. Haja dinheiro! E a organização? Cada um num app, login diferente, às vezes esqueço onde o jogo vai passar. Virou uma bagunça danada! Antigamente era só ligar a TV ou o rádio. Hoje tem que fazer um planejamento estratégico pra ver futebol.

Outro dia mesmo, fui tentar ver um jogo do Paulistão, achei que tava num lugar, tive que caçar em outro app que nem lembrava que tinha assinado. É prático ter na mão, no celular, em qualquer lugar? É. Mas putz, que complicação desnecessária às vezes. Sinto falta da simplicidade de só ligar a TV e torcer. Mas fazer o quê, né? A gente se adapta, continua sofrendo e vibrando com o nosso São Paulo, seja no radinho chiando, na TV com antena ruim, no streaming travando ou nessa salada de fruta de aplicativo de hoje. O importante é acompanhar o Tricolor!