Acordei hoje com uma dúvida martelando na cabeça depois de ver umas camisas do Botafogo: será que alguém sabe explicar direito o que significa cada parte daquele escudo? Fui fuçar na internet e só achei textão complicado, cheio de termo técnico. Aí pensei: “Chega, vou entender isso na raça”.

Bagunça inicial
Primeiro, peguei uma foto grande do escudo e imprimi. Sentei na mesa com caneta marca-texto e um café.Analisei pedacinho por pedacinho sem dó:
- Achei que o negócio preto e branco eram só cores do time, mas é muito mais antigo que isso
- Aquela estrela solitária lá em cima? Parecia decoração…
- A letra B no meio me deixou confuso pra caramba
Pesquisa de Verdade
Liguei pro meu tio-avô que é botafoguense desde o tempo do lampião. O véio soltou logo: “Esse escudo é o mapa da nossa história, moleque!”. Ele foi explicando enquanto eu rabiscava o papel:
- As listras pretas e brancas vieram do remo porque o Botafogo surgiu como clube de remo primeiro
- A estrela? É da bandeira do bairro mesmo, Botafogo Praia
- A letra B grandona no meio é tipo uma estátua que fica na sede velha
Descoberta do Ouro
Quando o véio mandou “olha o detalhe das âncoras”, quase derrubei o café! Nunca tinha reparado naqueles ferrozinhos nas laterais. Aí tudo fez sentido:
O escuto é uma colcha de retalhos da história do clube:
Remo (âncoras) + Bairro (estrela) + Raiz (letra B) + Tradição (listras). Não era só um símbolo, era uma autobiografia de ferro!

Terminei com o papel todo marcado, mas valeu cada risco. Agora quando vejo a camisa, não enxergo mais um desenho – vejo a história viva do botafoguense. Melhor que aula de museu!