Olá pessoal! Hoje eu vim compartilhar com vocês uma saga que foi criar a minha própria tabela da Copa do Mundo de 2023 masculina. Parece simples, né? Mas vou te contar, deu um trabalhinho!

A Ideia
Tudo começou quando eu percebi que queria acompanhar os jogos, mas de um jeito mais organizado. Sabe, ter tudo ali, na minha frente, pra ir preenchendo e sentindo a emoção do campeonato? Pois é, sou desses!
Mãos à Obra
Primeiro, procurei por tabelas prontas na internet. Achei algumas, mas nenhuma do jeitinho que eu queria. Ou eram muito simples, ou muito poluídas, ou não tinham o chaveamento que eu achava legal. Então, decidi: vou fazer a minha!
Abri o editor de planilhas e comecei a rascunhar. Coloquei os grupos, os times, as datas… Uma trabalheira! Fui e voltei várias vezes, ajustando as colunas, as linhas, as cores. Queria algo que fosse fácil de entender e, ao mesmo tempo, bonito de se ver.
Os Perrengues
- Formatação: Nossa, essa parte foi chata! Tentar alinhar tudo, deixar as células do tamanho certo, escolher as fontes… Levei um tempão só nisso.
- Fórmulas: Pra calcular os pontos, saldo de gols, classificação… Precisei relembrar umas coisas de matemática básica e quebrar a cabeça com as fórmulas. Mas consegui!
- Atualização: A cada jogo, lá ia eu atualizar a tabela. E haja atenção pra não errar nenhum placar!
O Resultado
Depois de muito suor (e alguns palavrões, confesso), a tabela ficou pronta! E modéstia à parte, ficou show! Imprimi, colei na parede e fui preenchendo a cada jogo. A sensação de ver a tabela ganhando vida, com os resultados e as classificações se formando, foi demais!
No fim das contas, criar a minha própria tabela da Copa do Mundo foi uma experiência muito legal. Deu trabalho? Deu. Mas valeu a pena! Aprendi um bocado, me diverti e, de quebra, ainda acompanhei o campeonato de um jeito muito mais imersivo.

E você, já fez algo parecido? Conta aí nos comentários!